Estrutura curricular

A estrutura curricular do curso é composta por módulos de aulas presenciais (9 meses, distribuídas em módulos semanais de 40h), conforme calendários específicos, subdivididos em três blocos:

(i) Disciplinas do núcleo básico: composto por disciplinas obrigatórias de formação abrangente e sistêmica nas áreas básicas da Engenharia Geotécnica, contemplando as seguintes disciplinas:

•    Mecânica dos Solos, Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia.

(ii) Disciplinas do núcleo intermediário: composto por disciplinas eletivas de formação multidisciplinar no âmbito das diferentes áreas de concentração dos curso (por exemplo: estabilidade de taludes em solos e rochas, análises de riscos geológico-geotécnicos, utilização de programas computacionais na engenharia geotécnica, etc). Nesse bloco constam as seguintes disciplinas:

(iii) Disciplinas do núcleo avançado: composto por disciplinas obrigatórias de formação especializada e associadas às áreas de concentração do programa. 

Cada módulo mensal de 40h é oferecido concentrado em uma única semana (de segunda-feira a sexta-feira, nos horários de 08:00h às 12:00h e de 14:00h às 18:00h), preferencialmente na primeira semana de cada mês. Esse formato concentrado de cronograma se faz necessário em virtude da expressiva participação de profissionais de outros estados. Não sendo excluída a possibilidade de estabelecimento de cursos semanais ministrados nos fins de semana.

Para garantir o acesso e liberação ao processo de sua defesa de dissertação o discente deverá ter integralizado um mínimo de 18 (dezoito) créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas, correspondendo cada crédito à 15 (quinze) horas-aulas.