Apresentação

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA GEOTÉCNICA

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica coordena o Mestrado Profissional em Engenharia Geotécnica (MPEG) é um curso de pós-graduação do tipo mestrado profissionalizante, credenciado pela CAPES com Nota 3. O referido programa intrega o NUGEO - Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no núcleo também congrega o Programa de Pós-Graduação em Geotecnia que coordena os cursos de mestrado e doutorados acadêmicos em geotecnia. O curso de mestrado profissional é destinado a engenheiros civis, geólogos, engenheiros de minas e profissionais de áreas afins e tem duração de 24 meses (sendo 12 meses para a fase de créditos e 12 meses para elaboração da dissertação de mestrado), atualmente o curso é estruturado nas seguintes áreas de concentração: 

Geotecnia Aplicada à Mineração 

Gestão de Riscos em Geotecnia e Desastres Naturais 

Geotecnia de Contenções e Engenharia de Fundações

 

Estrutura curricular

A estrutura curricular do curso é composta por módulos de aulas presenciais (os primeiros 9 meses do curso, distribuídas em módulos semanais de 40h), conforme calendários específicos.

(i) Disciplinas do núcleo básico: composto por disciplinas obrigatórias de formação abrangente e sistêmica nas áreas básicas da Engenharia Geotécnica.

ii) Disciplinas do núcleo intermediário: composto por disciplinas eletivas de formação multidisciplinar no âmbito das diferentes áreas de concentração dos curso.

(iii) Disciplinas do núcleo avançado: composto por disciplinas obrigatórias de formação especializada e associadas às áreas de concentração do programa. 

Ainda no primeiro ano do curso o discente desenvolve seu projeto de pesquisa com o auxílio de seu professor orientador. Ao final do primeiro ano o discente submete sua proposta de pesquisa à avaliação de uma banca examinadora (exame de qualificação) e no segundo ano do curso o ano se dedica a elaboração e conclusão da dissertação de mestrado. 

Objetivos

Os objetivos do MPEG podem ser sintetizados na formação de pessoal técnico especializado e com capacidade crítica em suas diferentes áreas de concentração. Dentre os objetivos específicos podem ser elencados os seguintes:

  • promover a formatação continuada de profissionais do setor produtivo, estimulando o senso crítico e investigativo dos discentes;
  • promover a maior integração entre os setores produtivos e acadêmico, contribuindo, por meio destas interações, com a melhoria da produtividade e competitividade de ambos os setores;
  • promover a inserção social da engenharia geotécnica em suas áreas de formação profissional;
  • contribuir e fomentar a inovação e o desenvolvimento da engenharia geotécnica regional e nacionalmente.