A segunda edição do Congresso Brasileiro de Geotecnia Aplicada à Mineração (GEOMIN 2019) aconteceu entre os dias 16 e 18 outubro de 2019 no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.
Promovido pelo Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (NUGEO-UFOP), em parceria com a ABMS, o GEOMIN 2019 possibilitou muitas discussões relacionadas aos temas da geotecnia aplicada à mineração, associando abordagens acadêmica e profissional de modo complementar. “Discutimos temas relevantes da área da geotecnia aplicada a mineração sob diferentes pontos de vista, de forma objetiva e estimulando sempre o livre debate de ideias”, pontua o engenheiro Romero César Gomes, professor titular do Núcleo de Geotecnia da UFOP e presidente da Comissão Organizadora do congresso.
Nesta edição o evento privilegiou o temas relacionados à disposição de rejeitos de mineração tendo sido o foco das discussões dos fóruns as seguintes temáticas: Fórum 1: Barragens de Contenção de Rejeitos: Metodologias Superadas ou Desafios Tecnológicos?; Fórum 2: Gestão de Sistemas de Disposição de Rejeitos: Prescrições Legais x Estratégias de Governança; Fórum 3: Sistemas Alternativos de Disposição de Resíduos de Mineração no Brasil: Realidade Atual x Perspectivas de Curto Prazo; Fórum 4: Descaracterização e Fechamento de Estruturas Geotécnicas em Mineração. Outra temática, tradicionalmente aborda está relacionada à geomecânica de maciços rochosos, as discussões sobre esse tema foram abordados em fórum específico denominado: Geomecânica de Maciços Rochosos em Minas a Céu Aberto e em Minas Subterrâneas.
Participaram dessa edição aproximadamente 300 pessoas entre palestrantes e congressitas.
A próxima edição do GEOMIN 2021 já tem data definida. Será entre os dias 22 e 24 de setembro de 2021 no Centro de Artes e Convenções da UFOP em Ouro Preto.